Percorrer a Route 66 num Mustang, sem destino, apenas saborear cada quilómetro e cada paisagem, é a roadtrip de sonho de qualquer um. No entanto, às vezes sonhamos em fazer algo num local tão distante quando a sua concretização é possível mesmo aqui ao lado. Já não precisa de se deslocar aos Estados Unidos da América para percorrer a famosa rota. Conheça o projeto que promete transformar a estada nacional 2, na route 66 portuguesa.
O roteiro turístico que promete unir Portugal de Norte a Sul
A estrada nacional 2 é a maior estada histórica da Europa e a única capaz de fazer frente à americana route 66 ou à argentina route 40. São mais de 700 quilómetros que unem Chaves, no norte do país, à cidade algarvia de Faro.
O projeto, impulsionado pelo município de Santa Marta de Penaguião, promete dinamizar todo o trajeto a nível turístico e desenvolver o seu verdadeiro potencial. A rota turística envolve 32 municípios e o objetivo é que quem a percorra consiga absorver a cultura, a gastronomia, as atrações turísticas e o carisma de cada localidade.
A rota portuguesa não oferece as paisagens do Grand Canyon, nem encontrará um Diner onde poderá desfrutar de panquecas e bacon ou pernoitar num motel barato. Mas pode contar com a presença de serras imponentes, vales e rios ao longo do caminho. Quanto às panquecas pode substituí-las pelas iguarias locais das regiões portuguesas, as quais não encontrará em mais nenhum local do mundo. Quanto ao local de alojamento, nada melhor do que o serviço hospitaleiro e personalizado de uma residencial ou uma casa de pasto.
A ideia é percorrer o país pelo interior e descobrir a íntima essência portuguesa, num trajeto que lhe permite observar as diferentes gentes e as mudanças de paisagens de um país tão distinto. Descobrir e redescobrir os mais secretos e genuínos locais do interior. Afinal de contas, a ideia é americana mas o sonho é português.